quinta-feira, 12 de abril de 2012

Recuperando (e customizando) uma cômoda infantil

 Bem, com tantas coisas para se fazer diante da chegada de um bebê, creio que quem já passou por isso ou está, como eu, passando, sabe que o bolso dói... Ele grita!!!
Então minha palavra de ordem no momento é REAPROVEITAR. Como tive uma menina na primeira gravidez, nesta tive pouco a aproveitar. Uma dessas poucas coisas a aproveitar foi a cômoda. Comprei uma nova para minha filha que já tem 3 anos, e reaproveitei a antiga dela para o bebê. Só tinha um problema: a cômoda estava detonada! Depois de 3 mudanças (aff!) e uma criança levada que até usou as gavetas da cômoda como berço de boneca, a coitadinha merecia uma repaginada! Foi o que fiz. Forrei a cômoda com tecido. Foi rápido, fácil e o resultado final, eu adorei! Olhem só a foto do antes e depois:

Gavetas que se desmontaram, adesivos e marcas de adesivos, um desastre!

Depois. O resultado ficou delicado. Adorei!

Para começar, você irá precisar de:
- Cola Cascorez (essa da foto);
- Tesoura;
- Pincel de cerdas largas e outro, com cerdas um pouco menores;
- Tecido de sua escolha (Tricoline de preferência);
- Lápis ou Caneta;
- Régua;
1- Bem, eu não forrei toda a cômoda com o tecido, apenas as gavetas ganharam o forro. Achei que toda ela ficaria muito fantasiado. Então retire as gavetas da cômoda. Limpe-as bem com um pano seco, sem nenhum produto. Retire os puxadores;

1


2- Meça a gaveta e corte o tecido. Melhor que o tecido esteja bem passado, sem marcas de dobras. Deixe uma sobra para dobrar e cobrir é claro as laterais e as margens superiores e inferiores das gavetas. Eu pessoalmente, achei interessante usar dois tecidos em tons parecidos.  Experimente cores, misture texturas, tipo tecido de de bolinhas com tecido de listras. Fica bem legal;

2

3- Jogue a cola sobre a gaveta, em uma quantidade generosa. Não se preocupe, pois após seca, essa cola se torna transparente. Por isso a usamos: ela é ideal para esse tipo de trabalho;

3

4- Com a ajuda de um pincel de cerdas bem largas, espalhe bem a cola por toda a gaveta. Só não passe as laterais e nas margens, ainda. E certifique-se de cobrir bem cada pedacinho da gaveta com a cola!

4

5- Vamos ao tecido. Faça um rolinho com ele, como se fosse um papel. Não se esqueça de deixar a sobra para as laterais e margens! Como se fosse um papel contact, encoste-o na gaveta e vá desenrolando aos poucos, sempre esticando. Você pode usar uma régua para te auxiliar nisto. Não deixe ficar bolhas nem pedaços emboladinhos. O tecido deve ficar bemmmm esticado! Depois, com  ajuda de um pincel menor, passe cola nas laterais e dobre o tecido. Faça a mesma coisas nas margens superiores e inferiores. O importante é que nenhuma parte da gaveta que fica exposta quando ela estiver de volta na cômoda apareça sem tecido.

5

6- Deixe secar a sombra por 24 horas. Mas antes disso, depois de uns 30, 40 minutos você já pode colocar os puxadores de volta, e colocá-la no lugar.

6


7- Eu optei por trocar os puxadores. Escolhi esses ursinhos, que custaram R$ 12,50 a dúzia (exatamente a quantidade que eu precisava) e são super fáceis de colocar, além de ficarem lindos.

7

8- Em muitos PAP's que vi na net, a maioria recomendava passar verniz ou a própria cola cascorez em toda a área forrada para dar um melhor acabamento e durabilidade. Eu optei por não passar o verniz, porque não estou podendo né gente... Então passei a cola mesmo. Ela ainda está secando, mas aja cola! Para ficar mais fácil de passar sobre o tecido, dilua um pouco da cola com água, mas não muita.
E para finalizar, fotos de outros trabalhos maravilhosos que encontrei pela internet. Fiquei tão inspirada que meu alvo agora é o guarda-roupas da minha filha e minha mesinha de computador... Já mandei um olhar de desejo para minha mesa da cozinha e meu gaveteiro também!!! rsrsrsrsrs

Meu trabalho
Da esquerda para direita: armário antigo de cozinha,  Cômoda com aplicação de cartão mousse no topo, mistura de pintura e tecido, mix te tecidos e cores, a velha "penteadeira" (acho que é esse o nome) ganhou uma nova cara, cômoda forrada em tecido azul, cômoda forrada em tecido rosa, (Acredite) estante das Casas Bahia completamente repaginada e por último, detalhe da porta da estante, com papel de presente!!!

Visitem o blog http://casadejuntados.blogspot.com.br nele ensina o passo a passo do armário da primeira foto, da cômoda da 3ª foto da segunda fileira e da estante repaginada das Casas Bahia. Um trabalho criativo e incrível!!!

Um comentário:

  1. Oi Carla, obrigada pela visitinha e pelo seu carinho em acompanhar os meus blogs! A cômoda ficou linda, parabéns pelo trabalho. E adorei saber que você se inspirou em um dos meus trabalhos! Beijocas

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: